A importância de ter um site institucional para sua empresa é inegável, já conversamos sobre isso aqui no blog. Falamos também sobre a necessidade de procurar profissionais capacitados para obter um bom resultado com layout do seu site.
Além do visual, outro ponto muito importante é o conteúdo que estará na sua página. Lembre-se: o site é o cartão de visita da sua empresa, portanto, ele precisa ser o mais completo possível.
Escrever um bom texto para o site da sua empresa fará com que não reste dúvidas aos seus clientes que é você que ele está buscando. Para isso você precisa falar diretamente com ele de forma bastante clara. Hoje vamos te ajudar com dicas para construir este conteúdo de forma efetiva e atraente.
Planejamento
Como em quase tudo que você vai fazer na sua vida, esta palavrinha mágica é essencial antes mesmo de sair escrevendo o conteúdo para seu site. Quase sempre os sites precisam de páginas fundamentais como: home, sobre nós, clientes, contato, salvo algumas diferenças dependendo do segmento. Todas essas páginas precisam ter informações relevantes para seu cliente, então não adianta copiar e colar. Pense antes de escrever. Coloque em tópicos suas ideias para ficar mais claro, escute opiniões de quem faz parte da sua empresa e até mesmo do seu cliente.
Falando com seu público
Sabe a história do copiar e colar não dá certo? Então, porque cada cliente é único e você precisa entender isso. Se questione: Quem é ele? O que ele precisa? Qual faixa etária? Todas essas perguntas e outras que você pode pensar, te ajudam na hora de definir o tipo de linguagem usada. Se engana aquele que pensa que linguagem formal padrão serve para todos os públicos. Traga seu cliente para perto de você. Seu cliente é jovem? Você pode até mesmo usar gírias, fazer brincadeiras. Mesmo se o seu público precisar de uma linguagem mais técnica, entenda o que faz parte do universo dele. Inove! A linguagem aproxima sua empresa do cliente. Saber com quem está falando e como falar já é um ótimo caminho.
Cuidado com português
Usar a linguagem próxima a do seu cliente é ótimo, mas cuidado com português é requisito básico em qualquer situação. Ninguém dará credibilidade a sua empresa por erros que poderiam facilmente ser evitados. Então caso você mesmo vá produzir os textos que estarão no site da sua empresa, ou um profissional, não se esqueça de revisar mais de uma vez antes de colocar o conteúdo no ar.
Conteúdo atrativo e atualizado
Houve alguma mudança na sua empresa? Vocês passaram a oferecer um produto ou serviço novo? Isto tem que estar no site. Mantenha sempre as páginas atualizadas, até mesmo com novos clientes que passaram a atender. Não adianta criar um site e mantê-lo por anos sem nenhuma mudança. Ele é o canal de comunicação do seu cliente com a sua empresa e precisa dialogar de maneira atualizada sempre. Outro ponto bem bacana para manter o interesse do seu cliente em acessar seu site é criar um blog. Nele você pode colocar assuntos úteis para seu público, contar novidades sobre a empresa, eventos, o que mais achar pertinente.
Use técnicas de SEO
Essa sigla em inglês que você já deve ter visto por aí quer dizer: Search Engine Optimization, ou em português otimização para mecanismos de busca. Nada mais são que ações, estratégias de marketing digital, que tem a finalidade de aumento do tráfego do seu site por meio dos resultados orgânicos de mecanismo de busca, por exemplo, Google. Usar técnicas de SEO ajudam e muito na hora de construir um bom texto para o site da sua empresa.
Quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Leia nosso post com 3 dicas para melhorar o SEO do seu site ou e-commerce.
Essas foram algumas dicas para te ajudar com textos que estarão no seu site. Se ainda sim você se sente inseguro para produzir um bom conteúdo sozinho, não hesite em procurar um profissional para fazê-lo. Tanto quanto a aparência do seu site, toda informação nele contida precisa ser de ótima qualidade.
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