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5 dicas para criar um logotipo forte para o mercado

Paula Moraes

Paula Moraes

Redatora parceira da MIDIASIM, formada em jornalismo.

Um logotipo pode ser determinado como o elemento mais importante de uma empresa, por esse motivo, é pensado antes mesmo da empresa existir. 

Contudo, é uma peça gráfica conhecida por proporcionar uma identificação imediata entre os consumidores e a sua marca. 

É o responsável por mostrar e lembrar ao público a área de atuação da sua empresa.

Elaborar um logotipo exige domínio em ferramentas e muitas outras técnicas. 

Para te ajudar, preparamos algumas dicas fundamentais para você criar o seu logotipo e criar sua marca com muito estilo e criatividade. 

Acompanhe!

Como o logotipo impacta no branding da empresa

Quando um logotipo traduz a essência da empresa e a sua razão de existir, é possível criar maiores possibilidades de identificação dos consumidores para com a sua marca.

No entanto, o resultado fica por conta de uma comunicação e ações de marketing ainda mais assertivas, e claro, os resultados são impactados positivamente.

Por outro lado, branding é a gestão da marca de uma empresa, seja pelo nome, imagens ou ideias associadas a ela, incluindo slogans, símbolos e o próprio logotipo. 

É justamente pela gestão que o branding e o logo estarão alinhados de forma integral junto ao restante da comunicação, expressão e conceitos da marca.

Para que serve o logotipo 

Um logotipo faz parte de toda construção visual de uma empresa, se tornando importante para a criação de bons relacionamentos entre instituição e consumidor.

Entretanto, ter um logo profissional e que remeta o segmento do seu negócio, faz toda diferença na hora de consolidar a empresa no mercado.

Principalmente se essa consolidação for através da internet.

Alguns fatores fazem o logotipo ser importante. 

São eles:

  • É o primeiro contato com o cliente;
  • Transmite credibilidade;
  • Diferenciação da sua marca no mercado.

O que deve estar presente no logotipo

O seu logotipo será a cara da sua marca, então, precisa passar uma boa impressão. 

Listamos as 4 características mais importantes que devem fazer parte do seu logo.

Tenha um design que transmita a essência da sua marca: ele deve entregar uma impressão imediata e honesta, transmitindo o melhor da sua empresa. Antes de começar o processo, conheça realmente a sua marca.

Escolha um estilo apropriado: esse estilo pode ser marcas com letras, emblemas, marcas de combinação, marcas com palavras, ou simplesmente a sua marca da forma mais simples e visual possível.

O nome da sua empresa: serve como um identificador da sua marca e deve fazer parte do design do seu logotipo para começar a construir conexões com a sua audiência.

Utilize cores relevantes: a cor aumenta o reconhecimento da marca em 80%, pelo simples fato de dizer muito sobre a sua empresa.

5 dicas para criar um logotipo 

Para que você entenda de uma forma simples, separamos 5 dicas que certamente servirão para entender o processo de criação desse logo.

Lembre-se de que não existe uma maneira certa ou errada para essa criação. 

Saber como criar esse logo, irá auxiliar a passar as informações corretas para o designer com precisão e eficiência. 

Veja quais são essas dicas!

#1 Pense no DNA da empresa

O DNA de uma marca é o que irá diferenciá-la da outra.

Formando diversas características únicas ao se juntarem, tornando um conceito próprio e diferenciado.

Onde são construídas as estratégias e posicionamentos dessa empresa.

#2 Estude e entenda a psicologia das cores

Trata-se de um estudo que aponta a maneira de como o nosso cérebro se comporta diante das informações visuais. 

Cores utilizadas em anúncios costumam impactar a pessoa que a recebe, seja de maneira positiva ou não.

Uma outra dica, é não exagerar nas cores, elas servem para reforçar a sua marca e não para seguir as tendências do momento.

#3 Avalie a melhor tipografia

São as impressões dos tipos de fonte ou letras. 

É a arte responsável pelo processo de criação na composição e impressão de um texto

O objetivo é dar ordem a estrutura e forma para a comunicação escrita, ou seja os logos.

#4 Defina a emoção que o logotipo quer transmitir

A primeira impressão é a que fica, então, seu logo precisa transmitir ao público exatamente o que a sua empresa pode oferecer de produto ou serviço. 

Quando a emoção é causada por um efeito positivo você pode atrair potenciais clientes no primeiro contato com a marca.

#5 Faça um logotipo escalável

Escalável nada mais é do que um logo que pode ser redimensionado facilmente. 

Então, aposte em um logotipo que possa ser modificado sem perder a essência da marca.

Como o logotipo pode encantar os consumidores?

Esse encanto ocorre logo no primeiro contato, além de ser único, precisa ser esteticamente agradável, equilibrado e viável. 

Além de ser simples e atrair os consumidores. 

Se preferir, pode apostar nas ideias de brindes com o seu logo, fazendo com que seja sempre lembrado.

Ademais, tenha em mente que nem todos vão gostar do seu logotipo, e está tudo bem! 

O importante é ele representar a sua marca dando a ela o destaque merecido.