fbpx
Pular para o conteúdo

Google meu Negócio: Saiba como colocar sua empresa no mapa

Picture of Laís Carvalho

Laís Carvalho

Redatora parceira da MIDIASIM, formada em jornalismo. Também foi agente local de inovação pelo Sebrae.

As pessoas estão cada dia mais pesquisando online para achar lugares para visitar, comer, comprar, viajar, solucionar problemas… Sua empresa não pode estar fora deste radar. Vamos te ensinar a como registrar seu estabelecimento nos serviços do Google meu Negócio e aproveitar os benefícios desta oportunidade.

O Google meu Negócio ou Google My Business é uma plataforma do Google onde empresas podem divulgar o seu negócio de forma gratuita para aparecer nos resultados orgânicos de pesquisa no Google Maps. Disponível desde 2014 o serviço veio para unificar as funcionalidades que já existiam no Google Places e nas páginas de empresas do Google +.

O que é possível disponibilizar por meio desse serviço? Você pode inserir e apresentar a localização da sua empresa no Google Maps, incluindo tour virtual do seu negócio e rotas para chegar até sua empresa, é possível também acrescentar dados de contato, endereço, e-mail, site, telefone. A função do telefone inclusive, permite que a pessoa faça uma chamada do próprio buscador.

Além disso, é possível mostrar o horário de funcionamento do seu estabelecimento e quais são os horários de maior movimentação. Você também consegue expor notas e comentários de clientes, fotos internas e compartilhar perfis nas redes sociais.

Como você pode reparar são todas informações extremamente relevantes para que um possível cliente chegue até você. Você pode ser “encontrado” de três formas diferentes:

  1. Quando pesquisa um tipo de estabelecimento
  2. Quando você especifica a localização do tipo de estabelecimento
  3. Quando coloca o nome da empresa diretamente

Cadastrando sua empresa no Google Meu Negócio

Passo 1 – Entre na página do Google Meu Negócio, faça o login e clique em “Começar agora”.

Passo 2 – Clique na aba “Adicionar seu negócio” e no mapa localize o endereço do seu negócio e preencha informações importantes no formulário à esquerda, como, nome da empresa, telefone, site, categoria. Se atender seus clientes em diferentes lugares marque a opção sim na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”. Depois aperte continuar.

Passo 3 – Verifique se suas informações estão corretas e então preencha a autorização para gerenciar sua empresa. Depois disso, você será encaminhado para página que o Google propõe o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido.

Passo 4 – Ao confirmar o local do seu negócio você será redirecionado para o seu painel de controle. Antes de editar as informações para que sejam exibidas no buscador, confirme o código enviado pelo Google. O código chega via Correios e demora, em média, 7 a 15 dias úteis. No painel aparecerá um banner com um botão “confirmar agora” clique nele e siga os passos.

Passo 5 – Com a sua localização confirmada, pronto! Agora é só adicionar informações complementares ao seu cadastro quando quiser.

Benefícios Google Meu Negócio

  • Aumenta o alcance da sua empresa – é possível atrair mais clientes locais e de outras regiões que provavelmente não te encontrariam se você não estivesse no Google.
  • Gera interação – como a plataforma permite inserir avaliações e comentários, você pode falar com seus clientes. Sem contar que pode receber feedbacks importantes.
  • Torna sua empresa mais conhecida – Além da localização, fotos, os comentários e avaliações permitirão que as pessoas conheçam mais seu negócio, aumentando a possibilidade de novos clientes.

Dicas para aproveitar melhor a plataforma

  • Mantenha as informações SEMPRE atualizadas – Mudou o horário de funcionamento? Atualizou o endereço? Sempre deixe seu cliente saber!
  • Monitore estatísticas – Por meio do seu painel de controle você pode editar informações e acompanhar os resultados do seu perfil. Informações relevantes podem ser monitoradas como: média de classificação por cliente, quantidade de comentários, seguidores, cliques. Quantas chamadas foram feitas e rotas traçadas pelo seu público.
  • Conquista boas avaliações – Um dos pontos importantes que influenciam a tomada de decisão de quem está procurando pela sua empresa é a opinião de outro cliente. Portanto, bastante atenção a isso. Incentive seus clientes a fazerem avaliações positivas por meio de bom atendimento, ofertas atraentes e preços competitivos. Tente sempre responder as dúvidas dos clientes nas redes sociais, isso também garante uma boa imagem da sua empresa.

Gostou de saber um pouco mais sobre como funciona o Google meu Negócio? Essa informação foi útil para você? Continue acompanhando nosso conteúdo e siga nossas páginas nas redes sociais.

Entre em contato!

Entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas, será um prazer atendê-lo.