Um logotipo pode ser determinado como o elemento mais importante de uma empresa, por esse motivo, é pensado antes mesmo da empresa existir.
Contudo, é uma peça gráfica conhecida por proporcionar uma identificação imediata entre os consumidores e a sua marca.
É o responsável por mostrar e lembrar ao público a área de atuação da sua empresa.
Elaborar um logotipo exige domínio em ferramentas e muitas outras técnicas.
Para te ajudar, preparamos algumas dicas fundamentais para você criar o seu logotipo e criar sua marca com muito estilo e criatividade.
Acompanhe!
Como o logotipo impacta no branding da empresa
Quando um logotipo traduz a essência da empresa e a sua razão de existir, é possível criar maiores possibilidades de identificação dos consumidores para com a sua marca.
No entanto, o resultado fica por conta de uma comunicação e ações de marketing ainda mais assertivas, e claro, os resultados são impactados positivamente.
Por outro lado, branding é a gestão da marca de uma empresa, seja pelo nome, imagens ou ideias associadas a ela, incluindo slogans, símbolos e o próprio logotipo.
É justamente pela gestão que o branding e o logo estarão alinhados de forma integral junto ao restante da comunicação, expressão e conceitos da marca.
Para que serve o logotipo
Um logotipo faz parte de toda construção visual de uma empresa, se tornando importante para a criação de bons relacionamentos entre instituição e consumidor.
Entretanto, ter um logo profissional e que remeta o segmento do seu negócio, faz toda diferença na hora de consolidar a empresa no mercado.
Principalmente se essa consolidação for através da internet.
Alguns fatores fazem o logotipo ser importante.
São eles:
- É o primeiro contato com o cliente;
- Transmite credibilidade;
- Diferenciação da sua marca no mercado.
O que deve estar presente no logotipo
O seu logotipo será a cara da sua marca, então, precisa passar uma boa impressão.
Listamos as 4 características mais importantes que devem fazer parte do seu logo.
Tenha um design que transmita a essência da sua marca: ele deve entregar uma impressão imediata e honesta, transmitindo o melhor da sua empresa. Antes de começar o processo, conheça realmente a sua marca.
Escolha um estilo apropriado: esse estilo pode ser marcas com letras, emblemas, marcas de combinação, marcas com palavras, ou simplesmente a sua marca da forma mais simples e visual possível.
O nome da sua empresa: serve como um identificador da sua marca e deve fazer parte do design do seu logotipo para começar a construir conexões com a sua audiência.
Utilize cores relevantes: a cor aumenta o reconhecimento da marca em 80%, pelo simples fato de dizer muito sobre a sua empresa.
5 dicas para criar um logotipo
Para que você entenda de uma forma simples, separamos 5 dicas que certamente servirão para entender o processo de criação desse logo.
Lembre-se de que não existe uma maneira certa ou errada para essa criação.
Saber como criar esse logo, irá auxiliar a passar as informações corretas para o designer com precisão e eficiência.
Veja quais são essas dicas!
#1 Pense no DNA da empresa
O DNA de uma marca é o que irá diferenciá-la da outra.
Formando diversas características únicas ao se juntarem, tornando um conceito próprio e diferenciado.
Onde são construídas as estratégias e posicionamentos dessa empresa.
#2 Estude e entenda a psicologia das cores
Trata-se de um estudo que aponta a maneira de como o nosso cérebro se comporta diante das informações visuais.
Cores utilizadas em anúncios costumam impactar a pessoa que a recebe, seja de maneira positiva ou não.
Uma outra dica, é não exagerar nas cores, elas servem para reforçar a sua marca e não para seguir as tendências do momento.
#3 Avalie a melhor tipografia
São as impressões dos tipos de fonte ou letras.
É a arte responsável pelo processo de criação na composição e impressão de um texto.
O objetivo é dar ordem a estrutura e forma para a comunicação escrita, ou seja os logos.
#4 Defina a emoção que o logotipo quer transmitir
A primeira impressão é a que fica, então, seu logo precisa transmitir ao público exatamente o que a sua empresa pode oferecer de produto ou serviço.
Quando a emoção é causada por um efeito positivo você pode atrair potenciais clientes no primeiro contato com a marca.
#5 Faça um logotipo escalável
Escalável nada mais é do que um logo que pode ser redimensionado facilmente.
Então, aposte em um logotipo que possa ser modificado sem perder a essência da marca.
Como o logotipo pode encantar os consumidores?
Esse encanto ocorre logo no primeiro contato, além de ser único, precisa ser esteticamente agradável, equilibrado e viável.
Além de ser simples e atrair os consumidores.
Se preferir, pode apostar nas ideias de brindes com o seu logo, fazendo com que seja sempre lembrado.
Ademais, tenha em mente que nem todos vão gostar do seu logotipo, e está tudo bem!
O importante é ele representar a sua marca dando a ela o destaque merecido.