Se você tem uma empresa e se importa em fazer marketing digital efetivo, provavelmente uma das suas ambições é aparecer nas primeiras páginas do Google. Difícil dizer quem não recorre ao site de busca para encontrar qualquer tipo de solução para um problema nos dias de hoje. Por isso sua empresa tem que estar bem ranqueada para aparecer para seus clientes.
Antes de colocar a mão na massa para garantir este resultado, você precisa entender como o Google funciona. Primeiro vale ressaltar que o Google trabalha por meio de um algoritmo, e é ele o responsável por trazer os melhores resultados para o usuário. Como isto acontece? São diversas as maneiras de se posicionar melhor no Google, de forma orgânica (gratuita) ou de forma paga, vamos falar um pouco mais sobre elas.
Posicionar de maneira paga
Quando você faz uma busca no Google não aparece aqueles anúncios logo no começo dos resultados? Os sites que aparecem na busca acima e abaixo dos resultados orgânicos são os chamados resultados pagos. Estes resultados, links que aparecem com destaque, são feitos por anúncios produzidos por meio do Google AdWords.
O Google AdWords nada mais é do que uma plataforma de anúncios do Google, que foi lançado em sua primeira versão no ano de 2000. E é por meio desta plataforma que você consegue anunciar e se destacar para determinado público. Aliás, este é o principal ponto do AdWords, você consegue direcionar sua campanha para um público qualificado, isto é, que tenha interesse no que você oferece. Estes anúncios são feitos com base em palavras-chave e é possível determinar onde eles aparecerão.
Posicionar de maneira orgânica (gratuita)
Os resultados orgânicos, os gratuitos, são aqueles localizados entre, no meio, dos resultados pagos. Como fazer para estar entre eles? O Google faz uma classificação mais uma vez por meio do seu algoritmo e lista quais são os sites mais relevantes de acordo com a busca feita.
Ter relevância é ser aquele conteúdo que vai responder melhor o usuário em sua dúvida. Você consegue alcançar isto produzindo um conteúdo de qualidade, que informe de maneira original o usuário. É importante lembrar que da mesma maneira que produzir conteúdo significa ter relevância para o Google, a empresa também penaliza sites que tenham textos duplicados. Então cuidado, produza conteúdos originais, nada de copiar e colar.
Outro fator essencial para posicionar melhor de maneira orgânica é usar as palavras-chave e técnicas de SEO (Search Engine Optimization). As técnicas de SEO nada mais são que um conjunto de ações para otimizar sites, blogs, páginas na web, com objetivo de alcançar melhor ranking orgânico, gerar mais tráfego e consequentemente trazer mais autoridade para um site. Ganhar autoridade é outro critério considerado para posicionar melhor no Google, por isso a importância de se trabalhar muito bem isso.
Outros fatores que também ajudam a posicionar melhor no Google
- Sites com páginas mobile-friendly, responsivo (que se adapta as telas de smartphones)
- Ter autoridade no domínio
- Tempo de carregamento do seu site
- Palavra-chave no título
- Arquitetura do site
- Sites seguros com certificados SSL e HTTPS
- Otimização das imagens do site
- Frequência na atualização do conteúdo
- Ter um fale conosco ou outros dados de contato
- Páginas no facebook, twitter e linkedin
- Incluir a empresa no Google Meu Negócio
São bastante as opções que te auxiliam a estar no topo de uma das maiores plataformas de buscas do mundo. É importante investir em ações pagas e gratuitas para aparecer. Aquela máxima, quem não é visto, não é lembrado.
Ajudamos a esclarecer quais as principais formas de se posicionar melhor sua empresa no Google? Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o que sua empresa precisa? Fique de olho no nosso blog e siga nossas redes sociais.