O Facebook é a rede social mais utilizada do mundo com mais de 1,7 bilhão de usuários, usam o Facebook para se conectar com amigos, familiares e navegar por informações importantes para elas. O marketing no Facebook ajuda você a encontrar novos clientes e a construir relações duradouras com eles.
A criação de uma página é a primeira ação para realizar um marketing no Facebook, por isso é preciso ser feito de maneira correta e com atenção aos detalhes e informações a serem preenchidas.
Para ajudar a criação da sua página, nós fizemos um passo a passo com 7 etapas necessárias, um roteiro com dicas para você iniciar sua divulgação no Facebook de maneira profissional.
1- Criando a página
Acesse o Facebook com sua conta pessoal, no lado direito do topo clique na seta ao lado do cadeado e selecione “Criar página”. Você também pode acessar direto pelo link: https://www.facebook.com/pages/create/
Você será direcionado para escolher o tipo de página que deseja criar, essa escolha é fundamental para o Facebook indexar e classificar sua página corretamente relacionada a sua área de atuação e público alvo.
Você pode optar por seis categorias principais:
- Empresa Local ou Lugar: Indicada caso você possua um negócio com abrangência local. Por exemplo: escritório de advocacia, bares, restaurantes…
- Empresa, Organização ou Instituição: Qualquer tipo de empresa, pequenas, médias, grandes, partidos políticos, ONGs, sindicatos…
- Marca ou Produto: Página específica para um produto, com o objetivo de divulgar apenas determinada marca. Por exemplo: Apple criar uma página para o Iphone.
- Artista, Banda ou Figura Pública: Opção para atores, jogadores de futebol, bandas de música, políticos, personagens, modelos…
- Entretenimento: Ideal para qualquer tipo de produto ou evento que seja ligado a entretenimento, como canais de televisão, livros, cinemas, revistas, artes…
- Causa ou Comunidade: Destinado para iniciativa de pedidos de doação e ações sociais.
Após escolher o tipo da sua página, você será redirecionado para preencher a configuração inicial.
2- Configuração inicial da página
Adicione categorias, descrição e site para aprimorar a exibição de sua Página na pesquisa do Facebook.
Dica: Escolha um nome de usuário, é mais fácil as pessoas encontrarem sua Página na pesquisa quando ela tem um nome de usuário exclusivo. As Páginas com nomes de usuário também tem URLs personalizadas que possibilitam às pessoas acessá-las mais rapidamente e enviar mensagens para elas.
Insira a foto de perfil, ela é a imagem principal do seu negócio no Facebook, utilize uma imagem que represente seu negócio adequadamente pois ela irá aparecer em todos os seus posts e compartilhamentos.
Dica: Antes de colocar a imagem, tenha certeza que ela seja quadrada e possua a resolução mínima de 180x180px, para evitar que seja distorcida.
Na terceira aba você consegue adicionar sua página aos Favoritos para facilitar o acesso.
A última aba é muito importante e merece atenção, a seleção do seu público alvo é fundamental para a segmentação adequada, o Facebook irá exibir sua página para pessoas interessadas em seu negócio.
Dica: Se sua empresa for de menor abrangência, faça a segmentação pelo seu bairro ou cidade com raio de atuação. Faça uma lista de interesses do seu público, crie personas para facilitar o seu trabalho e seja bem específico.
3- Criação imagem para capa
Sua página já está oficialmente criada, mas ainda é muito importante fazer alguns passos, como criar uma capa (Facebook Cover). A capa esta localizada na parte superior da página, ao lado da foto de perfil, portanto deve possuir uma imagem que impressione positivamente seus visitantes.
O tamanho ideal da capa é de 828×315 (pixel) e é recomendado salvar no formato PNG.
Dica: Aproveite a capa de maneira criativa, coloque uma imagem que represente e destaque seu negócio de alguma forma, faça uma propaganda chamativa, destaque o slogan, as visões da empresa, divulgue uma oferta ou promoção, utilize o espaço para impressionar os visitantes.
Dimensões imagens para o Facebook:
4- Sobre a empresa
É extremamente importante você preencher todas as informações sobre o seu negócio, para isso clique na aba Sobre no menu esquerdo e vá preenchendo todos os campos possíveis, informações de contato, endereço, telefone, e-mail, site, história, horários de atendimento, descrição completa etc.
Dica: Crie uma descrição completa do seu negócio e preencha o máximo de informações possíveis, a aba sobre é uma das mais importantes.
5- Abas personalizadas
É possível criar abas personalizadas ou categorias para sua página. Essas abas aparecem no lado esquerdo, abaixo da foto de perfil, e possuem diversas opções diferentes para escolher.
As abas personalizadas podem ser customizadas com HTML, isso permiti explorar diversos recursos para puxar conteúdo de uma página da internet dentro do Facebook.
Dica: Aproveite esse recurso para tornar sua página mais interativa, para ajudar as pessoas a encontrar informações sobre os seus produtos ou serviços, é possível até criar uma loja virtual dentro do Facebook!
Veja um exemplo de aba personalizada abaixo, a Nike criou uma para exibir o seu feed do Instagram.
6- Botões Call-to-Action
Essa ferramenta é muito importante para aumentar a conversão da sua página, o Facebook disponibiliza botões de Call-to-Action para incentivar as pessoas a clicarem e gerar conversão. Existem vários tipos de botão, como “ligar agora”, “comprar agora”, “enviar mensagem”, “fale conosco” etc.
Para criar um botão CTA na sua página é simples, clique na opção “adicionar um botão” abaixo da capa:
Dica: O Facebook oferece diversas ações, pense em qual tipo de ação é mais comum o seu público alvo utilizar para entrar em contato.
Tipos de botões Call-to-Action Facebook:
- Reservar agora: Ideal para negócios com ofertas que envolvem datas e viagens;
- Ligue agora: O visitante consegue realizar a ligação se estiver acessando do celular, recomendado para empresas que usam atendimento telefônico;
- Fale conosco: Você direcionar o visitante para o seu site ou atender direto pelo Facebook;
- Enviar mensagem: Com essa função, o visitante envia mensagem direto pelo chat do Facebook;
- Usar aplicativo: Ideal para empresas que possuem aplicativo;
- Jogar: Ideal para empresa de jogos;
- Comprar agora: Recomendado para empresas que possuem e-commerce, você pode mandar o visitante direto para a página de compra;
- Cadastre-se: Ideal para gerar Leads qualificados;
- Assistir ao vídeo: Link para visualizar um vídeo, lembre-se que hoje os vídeos são uma das formas que geram mais engajamento e visualizações no Facebook;
- Enviar e-mail: O visitante pode enviar um e-mail para o endereço que você definir;
- Saiba mais: Recomendado ser utilizado caso você não tenha nada específico para divulgar.
7- Outras configurações
Utilize a aba “Configurações” para realizar configurações avançadas da página, como incluir administradores, editar moderação, restrições, opções de marcação, notificações etc.
Essa aba é um pouco mais complicada, caso não esteja habituado a mexer é melhor não alterar, pois poderá restringir recursos e alcance.
Conclusão
Neste post, fizemos um pequeno roteiro com os primeiros passos para você deixar sua página pronta para iniciar suas ações de Marketing no Facebook, são dicas básicas e essenciais para qualquer tipo de negócio.
Esse roteiro é apenas o início, para gerar resultados você precisa fazer publicações criativas, relevantes para o seu público e manter a constância, além de estar sempre antenado nas tendências do Facebook para se manter atualizado.